Disciplina: Processamento Digital de Imagens - Graduação

Carga horária: 60 horas.aula - 4 Créditos

Professor: Arnaldo de Albuquerque Araújo - Sala 4030 - ICEX

E-mail: arnaldo@dcc.ufmg.br

Plano de Curso

Introdução

A utilização de técnicas de processamento digital de imagens (PDI) encontra-se cada vez mais presente em vários segmentos da vida moderna. Entre outras aplicações de PDI, destacam-se controle de qualidade, inspeção de peças, automação e visão de robôs, análise térmica, classificação de solos e vegetação, análise de recursos naturais, classificação de células, reconhecimento automático de pessoas, monitoração e segurança de ambientes públicos. Na medicina, técnicas de reconstrução e processamento são utilizadas em tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, radiografia digital, ultrassonografia e diagnóstico semi-automático.

A evolução das aplicações tem sido impressionante. As novas técnicas de codificação e compressão de imagens/vídeos (transmissão e armazenamento), o computador pessoal multimídia, as câmeras de vídeo e fotografia digitais, o aparelho de TV, o DVD player, a TV de alta definição (HDTV), a TV digital (satélite e cabo) e o cinema digital representam horizontes panorâmicos de impacto semelhante ao causado pelo telefone no início do século 20. A Internet, o telefone celular, o GPS, e os dispositivos de computação portáteis (notebooks, PDAS) ampliarão estas possibilidades onde as imagens/vídeos terão participação destacada e importante.

Objetivos

Este curso visa transmitir ao participante conhecimentos e conceitos básicos na área de processamento digital de imagens e dos sistemas de informação multimídia. Ao mesmo tempo, uma oficina prática e ilustrações de aplicações em diversos campos fornecerão um sentimento do vasto potencial aplicativo de PDI. O aluno terá a sua disposição todo o conjunto de transparências da disciplina em formato eletrônico (pdf).

Programa

  • UNIDADE 1 - Conceitos básicos; Digitalização e representação de imagens; Elementos periféricos de um sistema de tratamento de imagens; Percepção visual; Sistemas de cores; Noções de sensoriamento remoto, computação gráfica e realidade virtual.
  • UNIDADE 2 - Realce de Imagens: Técnicas de modificação da escala de cinza; Pseudo-coloração; Suavização de imagens; Aguçamento de bordas; Filtragem espacial.
  • UNIDADE 3 -Segmentação de imagens: abordagem de diversas técnicas. Conceitos da morfologia matemática.

Pré-Requisito (alunos graduação)

O aluno deve ter cursado as disciplinas de física e matemática/cálculo para um melhor aproveitamento do curso de PDI, além de ser recomendado o conhecimento de uma linguagem de programação.

Atividades Previstas

  • Visitas a instituições relacionadas com PDI
  • Oficina prática para teste de softwares e uso de periféricos
  • Palestras (com preenchimento de resumo-padrão)
  • Palestras
  • Apresentação de vídeos

Avaliação

  • TAREFAS: serão várias tarefas (envolvendo os roteiros de prática), num total de 40 pontos. Podem ser individuais, em duplas e grupos.
  • PROVAS INTERMEDIÁRIAS: são 2 provas, num total de 20 pontos.
  • SEMINÁRIO FINAL: 10 pontos. Envolve uma apresentação de 20 min e um relatório impresso.
  • PROVA FINAL: uma prova de 30 pontos. Completam-se, então, os 100 pontos.

Bibliografia

Presença na Internet

Literatura e Atividades Sugeridas para o Início da Disciplina


NPDI

Núcleo de Processamento Digital de Imagens.
Departamento de Ciência da Computação.
Instituto de Ciências Exatas.
Universidade Federal de Minas Gerais

 

Endereço

Av. Antônio Carlos 6627 - ICEx - sl. 3055
Pampulha - CEP 31270-010
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil.

Telefone (31) 3409-5854